quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Petit Gâteau

Sou um grande fã da cozinha francesa e de sobremesas, logo venho aqui com uma ótima e fácil receita de petit gâteau que tive acesso através da minha mãe que a conseguiu por sua dentista (uma viagem até mim e até o Gororoba das Boas).

Ingredientes:
150g chocolate meio amargo em barra
125g manteiga
03 ovos
03 gemas
125g açúcar confeiteiro
100g farinha de trigo

E sorvete (quantidade varia)

Primeiro você deve derreter os 150g do chocolate meio amargo e as 125g de manteiga em banho maria. Preste atenção ao realizar este processo, pois não deve deixar o chocolate queimar nem ficar crocante, apenas derreter.

Bata os ovos, as gemas e o açúcar até formar uma mistura homogênea. (os ovos devem ser de apenas uma gema e tamanho normal, pois quando são grandes demais acaba alterando a receita, atenção!)

Depois misture o chocolate derretido. Acrescente a farinha de trigo bem devagar, peneirando por cima, sem muita pressa. Quando tiver uma massa homogênea e com boa textura, coloque em formas pequenas untadas com manteiga e farinha de trigo.

Asse em forno pré-aquecido por mais ou menos 8 minutos a 200 graus centígrado.

Eu fiz diferentes receitas no mesmo dia. Era um domingo e tivemos um grande almoço em família na minha casa, então aproveitei para fazer as diferentes tentativas e fazer minha parte na reunião com irmãos, pais, primos e sobrinhos.

Esta foto a seguir, mostra uma das opções que lhes dou. Fiz a massa toda branca, apenas quando a sobremesa estava pronta, adicionei chocolate meio amargo derretido no próprio bolinho e no sorvete. Observem que eu fiz um chamado "zerado" que é o chocolate derretido em contato com o sorvete. Ele fica crocante e é uma delícia, esse é um detalhe que vale a pena ser levado em conta!

Foto: Filipe Oscar Correia
Já nessa outra foto, eu coloquei o chocolate derretido pingando com uma colher na massa ainda crua, assim o chocolate ficou bem no meio do bolinho.

Foto: Filipe Oscar Correia
Essa terceira foto é o bolinho com a receita original. Acredito que seja a melhor opção, pois o resultado final, o sabor é melhor! 

Foto: Filipe Oscar Correia
Rende aproximadamente 8 forminhas.

Gostaram das fotos? Eu gostei bastante do resultado final. Quando fui dar uma olhada nas fotos, dias depois, nem acreditei que eu mesmo tinha feito.

Divirtam-se com as idéias e façam sem medo. O nome da sobremesa meio que assusta muitas pessoas, acham que é complicado e requintado por demais, porém garanto que é tranquilo, fácil e divertido de fazer. Até mais! ;)